MEMORIAL DO CONVENTO
LISBOA
"Memorial do Convento" Uma das maiores obras da literatura portuguesa, de José Saramago, num espetáculo representado no local onde se passa o romance, o Palácio Nacional de Mafra.
OFERTA INATIVA 
A oferta expira a
0d
0h
0m
0s

DESTAQUES DA OFERTA

Espetáculo "Memorial do Convento" de José Saramago
Sinopse
Ansiando por um filho que tarda, o rei D.João V é avisado por frei António de S.José: “Mande V. Majestade fazer um convento de franciscanos em Mafra e Deus vos dará descendência”. O desejo real desencadeará uma epopeia de homens, um esforço hercúleo de milhares de trabalhadores arregimentados em todos o país, de arquitetos, engenheiros e materiais vindos do estrangeiro e pagos a peso de ouro do Brasil, esgotando-o.
​Unidos por um amor natural, Blimunda e Baltasar reúnem-se ao padre Bartolomeu de Gusmão e ao seu sonho de voar. A passarola, máquina voadora, misto de barco e de pássaro, nasce do saber científico de Bartolomeu, da força de trabalho de Baltasar e dos poderes de Blimunda, recolhendo as vontades humanas (as nuvens fechadas), que alimentarão a máquina e a farão voar.
​Sobre as obras do Convento de Mafra terá passado o Espírito Santo, dizem os padres e acredita o povo. Voar, nesse tempo, não sendo obra de Deus, só poderia sê-lo do demónio, e assim se anuncia o fim trágico das três personagens maravilhosas.
Sessões:
01, 15 e 29 de Julho
05 e 19 de Agosto
02 de Setembro
07 de Outubro
04 de Novembro
02 de Dezembro
Espetáculo: legendado em inglês
Horário: 18h00
Duração: 1h30 (aprox.)
Localização:
Palácio Nacional de Mafra
Terreiro D. João V - 2640 Mafra
O acesso ao Auditório realiza-se pelas escadarias para o piso superior e o WC encontra-se disponível junto aos Claustros no piso térreo.

OPÇÕES DISPONÍVEIS

- 02 de Dezembro: 18h
 

CONDIÇÕES

- Entregar o voucher na bilheteira 30 min antes do espetáculo
- Reservas: através do 929 130 721 | book@virtualeter.com
- Um voucher para 1 pessoa
- Maiores de 12 anos de idade
- A não comparência implica a anulação do voucher
- Válido para o dia que escolher

DESCRIÇÃO DETALHADA

A ÉTER - Produção Cultural tem o prazer de apresentar para o público em geral, o Memorial do Convento de José Saramago, com adaptação dramatúrgica de Filomena Oliveira e Miguel Real no 1º Sábado de cada mês, entre Janeiro e Junho de 2017.

Em cena desde 2007, este espectáculo conta já com uma assistência acima de 180 mil pessoas, dentro do universo do ensino secundário e público geral, apresentado no Palácio Nacional de Mafra, Fundação José Saramago, Centro Cultural Olga Cadaval, Theatro Circo de Braga, Universidade de Évora e no programa Escritarias em Penafiel, dedicado a José Saramago e que contou com a sua presença.

​Unidos por um amor maravilhoso, Blimunda e Baltasar reúnem-se a Padre Bartolomeu de Gusmão e ao seu sonho de voar. A Passarola, máquina voadora, misto de barco e de pássaro, nasce do saber científico de Padre Bartolomeu, da força de trabalho de Baltasar e dos poderes de Blimunda recolhendo as vontades humanas (“as nuvens fechadas”) que alimentarão a máquina e a farão voar. A história encantada que revolucionou a literatura portuguesa do nascimento de um convento no século XVIII.

Nesta adaptação dramatúrgica, a relação dinâmica entre os cinco actores, a música original, a luz e os espaços cénicos dão vida a dezassete personagens e a momentos essenciais do Memorial do Convento.

O público pode ainda desfrutar de uma exposição fotográfica relacionada com a ONGD ÚNICA Mixing Cultures, experenciar a instalação multimédia Cabaça 2 - uma experiência baseada na atmosfera característica da Guiné-Bissau e da sua diversidade cultural em forma de som, vídeo, luz, cenografia e fotografia, que podem ser manipulados pelos visitantes através de sensores - e ainda visitar a loja solidária Unica Mixing Colors.

CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO

ÉTER - Produção Cultural
www.etercultural.com/
Sintra
T. 929 130 721

VER MAIS OFERTAS